O sistema imunológico trabalha para proteger o corpo de diversas doenças, principalmente as causadas por bactérias, vírus, parasitas e fungos. A baixa imunidade pode estar relacionada com a má alimentação, elevado consumo de bebidas alcoólicas, baixo consumo de água, a não realização de exercício físico, má qualidade do sono além de níveis elevados de estresse ou ansiedade.
Pessoas com doenças crônicas que fazem uso contínuo de medicamentos costumam ter a imunidade fragilizada, por exemplo: pacientes com doenças neurológicas, doenças cardiovasculares, pulmonares, neoplasias, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, insuficiência renal, síndrome metabólica e etc.
A imunidade pode ser aumentada através da hidratação adequada, a realização diária de exercício físico, boa qualidade de sono e redução dos fatores de estresse ou ansiedade. A melhora da saúde gastrointestinal e uma alimentação adequada com o consumo regular de vitaminas lipossolúveis A, D e E a vitamina hidrossolúvel C, além dos minerais selênio e zinco. Podendo ainda utilizar o ômega 3 e probióticos para reforçar o sistema imunológico.